Corrupião

Corrupião

Icterus jamaicaii

Características

É um animal de coloração fantástica, cujas cores dominantes formam um contraste esplêndido entre o laranja-avermelhado vibrante e o preto. Colorido geralmente preto alternando-se com o vermelho-alaranjado na nuca, no dorso e na barriga. A asa tem espelho branco. Mede em torno de 23 cm. Uma das aves mais lindas e, em matéria de voz, das mais dotadas deste continente. Canto claro e sonoro de plangente maviosidade ou entonação melancólica, freqüentemente motivos bissilábicos, repetidos. Possui bico afiado como uma lança e forte como pé-de-cabra, conseguindo abrir fendas em madeira e em cascas secas de frutas.

Habitat

Cerrado e a caatinga

Ocorrência

mazônia, todo o norte do Brasil até Minas Gerais, abrangendo o Espírito Santo.

Hábitos

Tomam posições grotescas quando cantam, ficam de cabeça para baixo ou esticam o pescoço exageradamente para cima. Pertence à família Icterinae, a mesma do chopim (Molothrus bonariensis) , parentesco este que lhe confere um "caráter" duvidoso. O animal é belíssimo, mas tem o hábito de invadir belicosamente ninhos de outras espécies (bem-te-vi, joão-de-barro etc), desbancar os donos e jogar para fora os seus ovos ou as suas crias. A diferença comportamental no quesito "caráter", em relação ao chopim, é que o corrupião cria seus filhotes e o chopim nem isto faz, inclusive parasitando o próprio parente, o corrupião. O pássaro é também um excelente cantor e imitador de cantos de outras aves, e utiliza-se desta variedade de canto e da beleza de sua plumagem para seduzir a relutante fêmea.. Gosta de pousar sobre altas cactáceas.

Alimentação

Principalmente de frutas, porém também comem néctar e insetos. Alimenta-se de um vasto cardápio, como insetos e material vegetal - cocos maduros de buriti, seiva das flores do ipê amarelo, das flores do mandacaru (cacto típico do Nordeste brasileiro) e dos seus grandes e vermelhos frutos, das flores de várias espécies de bromélias, cactáceas e de frutas de pomar. Portanto, é insetívoro, frugívoro e nectarino.

Reprodução

Canta e dança até que ela aceite a cópula. Esta põe dois ou três ovos, chocando-os por 14 a 15 dias. Depois de nascidos os filhotes, o pai e a mãe se revezam nos cuidados com a prole.

Ameaças

Destruição do habitat, caça indiscriminada, tráfico de animais. A ave é apreciada pela beleza e pelo versátil canto. A espécie aprende facilmente, quando jovem, a conviver com pessoas. Estes fatos, aliados ao descaso do Brasil com seu tesouro biológico, vêm atacando veementemente a espécie.

Fonte: www.vivaterra.org.br

Corrupião

História

Uma das aves mais apreciadas no Brasil, muito popular pela sua beleza e canto; chega a imitar compassos do Hino Nacional.

Descrição

Possui cor laranja-vivo no peito, ventre, uropígeo e bordo anterior da asa, contrastando com o preto da cabeça, fronte, garganta, nuca, parte anterior do dorso, asas e cauda. Em cada asa destaca-se uma discreta faixa branca na parte externa. Íris amarelo-limão, bico fino com a mandíbula superior negra e a inferior cinzenta para a raiz, tarsos plúmbeos. Tamanho médio de 22cm. Vive em bandos familiares e separa-se em casais na época de reprodução, tornando-se territorialista. Costuma ocupar ninhos já prontos (nidoparasitismo) como os de João-de-barro, Xexéu, Catorrita e às vezes constrói o seu próprio ninho em buracos na madeira.

Reproduz entre a Primavera e o Verão. Postura de 2 a 3 ovos com incubação de 14 dias em média, os filhotes saem do ninho em torno de 15 dias e passam a alimentar-se sozinhos aos 40 dias. Os filhotes nascem com a mesma coloração dos pais, apenas com uma mais fosca "pena de ninho". Não há dimorfismo sexual, é muito difícil reconhecer os sexos; macho e fêmea cantam. Jovens semelhantes.

Alimenta-se de frutas, néctar, insectos e pequenos invertebrados. Habita campos arborizados, cerrado, catinga, regiões abertas e secas. Ocorre do Maranhão à Bahia e norte de Minas Gerais. Ocorre noutros países, como o Paraguai, a Bolívia e a Venezuela.

Descrição

Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Temperamento

Há uma grande interactividade dele com o dono. Pássaro belíssimo, canto suave e, sobretudo, amigo. Basta cumprimentá-lo e tudo muda: estica-se todo, pula de um poleiro para o outro, vira de ponta-cabeça e canta. É um passaro único.

Temperamento

Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.

Fonte: arcadenoe.sapo.pt

Corrupião

Nome Popular: Corrupião
Nome Científico: Icterus jamacaii
Peso: Entre 45 a 50g
Tamanho: 23 cm
Expectativa Vida: Aproximadamente 20 anos

Alimentação

Alimentam-se basicamente de frutas, legumes e verduras como maçã, mamão, laranja, goiaba, banana, jiló, berinjela, cenoura, beterraba, couve, almeirão. Aceitam muito bem larvas de tenébrio, aranhas e insetos.

Reprodução

Reproduz entre a primavera e verão onde ocorre de 2 a 3 posturas por temporada,onde a fêmea bota até 3 ovos. Após 14 dias de incubação, os filhotes nascem e aos 40 dias de vida já estão aptos a serem separados da mãe.

Distribuição Geográfica

Ocorre da Guiana e Venezuela à Bolívia, Paraguai e Brasil.

Descrição

De cor preta e laranja (raça oriental tem cabeça preta) e branco vistoso na asa. Sofrem com a destruição de habitat e tráfico ilegal. É considerada uma das aves mais lindas e, em matéria de voz, das mais dotadas deste continente. Muito procurado como pássaro de estimação, torna-se aprazível pela mansidão e vivacidade, nem foge quando tirado da gaiola, aprende diversos truques.

Fonte: www.casadopapagaio.com.br

Corrupião

Icterus icterus jamacaii

Distribuição

Maranhão a Minas Gerais

Habitat

Regiões abertas e secas, cerrados

Fêmeas e Jovens

Não há dimorfismo sexual; muito difícil reconhecer os sexos; macho e fêmea contam. Jovens semelhantes.

Outras formas

Muito parecido é o João-pinto (Icterus icterus croconotus), que tem o alto da cabeça e o dorso alaranjado. O preto é como uma máscara e não cobre toda a cabeça.

Tipo de ninho

Não faz ninhos, ocupa ninhos fechados de outros pássaros como o Xexéu (Cacicus cela). Em cativeiro a reprodução pode ser tentada com ninhos de madeira de 25 cm x 15 cm x 15 cm.

Postura: 2 a 3 ovos.
Incubação: 14 dias

Comportamento e reprodução

Não há relatos de reprodução em cativeiro, mas pode ser tentada em viveiros de 1m de largura x 2 m de altura x 3m de profundidade. Uma dificuldade está na formação do casal. Uma das aves mais lindas do Brasil, muito popular por sua beleza e canto; chega a imitar compassos do Hino Nacional.

Tamanho: 23 cm.
Anel: 4 mm.

Fonte: www.criadourokakapo.com

Corrupião

Pássaro sul-americano afamado pela beleza, o corrupião também desperta interesse pelo canto possante, de freqüentes entonações melancólicas. Seus recursos vocais são tantos que lhe permitem imitar outras aves e trechos de música.

O corrupião (Icterus icterus) pertence à família dos icterídeos, a mesma do xexéu, do chopim e do melro, e mede 25cm de comprimento em média. Existem no Brasil duas formas, consideradas em geral variedades distintas. A primeira, conhecida como sofrê ou concriz (I. i. jamacaii), tem a plumagem básica cor de laranja, com áreas pretas na cabeça, garganta, cauda e asas. Em cada asa destaca-se uma discreta faixa branca. Ocorre do Maranhão à Bahia e em Minas Gerais. A segunda forma, a que são dados os nomes de joão-pinto ou rouxinol (I. i. croconotus), tem as costas e o alto da cabeça também cor de laranja. Ocorre da Amazônia ao Mato Grosso do Sul.

Freqüente em zonas de caatinga e cerrado, o corrupião pratica às vezes o nidoparasitismo, aproveitando ninhos abandonados de espécies como o xexéu, o joão-de-barro e o bem-te-vi. Ocorre em outros países, como Paraguai, Bolívia e sobretudo Venezuela, onde é considerado a ave nacional.

Fonte: www.emdiv.com.br

Corrupião

Também conhecido como sofrê ou concriz, é ave típica de região semi-árida. Vive aos casais e não constrói ninho.

Prefere aproveitar o de outros pássaros, especialmente aqueles feitos de gravetos, por alguns furnarídeos, como o casaca-de-couro (Phacellodomus rufifrons), ou mesmo a casa do joão-de-barro (Furnarius rufus). Muito inteligente, o corrupião possui canto maravilhoso e chega a imitar o cano de outras aves: mais um pássaro muito procurado por comerciantes clandestinos.